As queimadas registradas de janeiro a agosto no Brasil destruíram o tamanho equivalente a 16,3 milhões de campos de futebol. O fogo tomou conta de 11,4 milhões de hectares, segundo o MapBiomas. O levantamento considera que 1 campo de futebol corresponde a 7.000 m² e 1 hectare equivale a 1,43 campo de futebol.
De janeiro a agosto, a área queimada representa 3 “Suíças” e meia ou 1 Portugal e meio. Também é mais que a metade do Estado de São Paulo.
A medida do campo de futebol considerada está dentro dos padrões estabelecidos pela Fifa. A dimensão mínima para partidas internacionais é de 64 metros de largura e 100 metros de comprimento, o que representa 6.400 m². Já a dimensão máxima permitida pela federação é de 74 metros de largura e 110 metros de cumprimento, ou 8.250 m².
A depender do tamanho utilizado para o cálculo, pode ser considerado que as queimadas impactaram de 13,8 milhões a 17,8 milhões de campos de futebol.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem defendido que os incêndios são criminosos. Há 7 projetos de lei (5 no Senado e 2 na Câmara) que buscam diminuir as queimadas pelo país. O PL 3.589 de 2024 tem apoio da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Sugere dobrar a pena atual para o crime de incêndio florestal, além de torná-lo hediondo.
Lula definiu multas de R$ 3.000 a R$ 50 milhões para aqueles que usam fogo no agronegócio ou provocam incêndios em áreas de mata. O presidente foi a Nova York, nos Estados Unidos, neste sábado (21) para pregar solução climática na ONU (Organização das Nações Unidas).
Com informações de Poder 360
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário