sábado, 6 de julho de 2024

MEMÓRIA: "DRA. HELOÍSA LOPES DE SOUZA RIBEIRO, MINHA NETA"

 

“Que alegria, minha filha! Compensou vencermos, juntas, as dificuldades. Mas é o momento de deixar as lágrimas e os sorrisos falarem pela conquista alcançada. Vivo para você, Carol e João, meus filhos. A sua vitória faz-nos olhar para trás com gratidão e para o futuro com esperança. A todos que fizeram parte desta jornada, nosso sincero agradecimento por estarem ao nosso lado” (Ana Lilian)


Ney Lopes

Na última terça, 3, vivi um momento de grande alegria ao participar com Abigail e família, da formatura de minha neta Heloísa Lopes de Souza Ribeiro.

“Helô” graduou-se em medicina e fará especialização em psiquiatria infantil.

Numa família de advogados, sai o primeiro médico.

Ciência que previne, diagnostica e trata doentes, a Medicina é considerada o  estudo da saúde humana.

Uma profissão da maior relevancia no mundo de hoje.

A cerimonia de graduação no teatro Riachuelo, em Natal, faz lembrar, por dever de justiça, a mãe de Heloísa, Ana Lilian de Andrade Souza.

Uma guerreira pela garra em proporcionar o melhor para os seus tres filhos.

Um exemplo de dedicação à família, zelo, superação de dificuldades e estímulo à espiritualidade cristã de todos.

Com Helô, estudando numa universidade particular, não foi fácil ela arcar com  os ônus financeiros.

Somamos forças e a vitória afinal chegou, na terça passada.

Na noite festiva, faltou uma estrela: Ney Lopes Jr, tio de Helô.

Era um admirador permanente e aguardava poder chamá-la de “doutura Helô”, com o diploma na mão.

Se vivo fosse, teria dado passos de forró com ela no baile da formatura, dança que ele tanto admirava.

Mas, partiu jovem para a Eternidade, após longa enfermidade, e deixou rastros perenes de saudade.

Após seis anos de convivência universitária, a turma de alunos da UnP se  desfez e todos partiram em busca dos seus designios.

Há anos passados, quando Helô concluiu o ensino médio no CEI Lagoa Nova, em Natal, o mesmo aconteceu e foi aquele colégio que pela eficiencia do ensino proporcionou o ingresso dela na Universidade. 

Na partida para a vida profissional é oportuno lembrar alguns conselhos da “Oração do Médico”, de Malulu Moisés Maimônides (o “segundo Moisés”), um filósofo judeu, astrônomo e médico (1135 DC).

Ele era um dos médicos de plena de fé e convicção da influência Divina sobre a Medicina.

Acreditava plenamente nesta influência sobre o corpo, onde alma e o corpo são indivisíveis.

As suas opiniões são válidas ainda atualmente, apesar de terem já se passado centenas de anos.

A seguir algumas opiniões de Maimônides:

"A Eterna Providência designou-me para cuidar da vida e da saúde de Tuas criaturas. Que o amor à minha arte aja em mim o tempo todo, que nunca a avareza, a mesquinhez, nem a sede pela glória ou por uma grande reputação estejam em minha mente; pois, inimigos da verdade e da filantropia, eles poderiam facilmente enganar-me e fazer-me esquecer meu elevado objetivo de fazer o bem a teus filhos.

"Concede-me força de coração e de mente, para que ambos possam estar prontos a servir os ricos e os pobres, os bons e os perversos, amigos e inimigos, e que eu jamais enxergue num paciente algo além de um irmão que sofre. Se médicos mais instruídos que eu desejarem me aconselhar, inspira-me com confiança e obediência para reconhecê-lo”s”.

Conclui, recomendando aos médicos:

"Deus, Tu me designaste para cuidar da vida e da morte de Tua criatura: aqui estou, pronto para minha vocação".

Para dra. Heloísa Lopes de Souza Ribeiro, minha neta, e seus colegas de turma, desejo que no exercício da profissão sigam sempre a máxima de León Tolstoi: “A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira. Se você pode sonhar, pode realizar. A persistência leva ao sucesso".

Hoje na história

O Dia Internacional das Cooperativas foi proclamado em 7 de Julho de 1995 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como comemoração dos cem anos da Aliança Cooperativa Internacional, grupo que reúne as cooperativas de mais de 100 países e conta com a enorme cifra de 700 milhões de membros.

Dia Mnndial da Língua Kiswahili falada no Congo e está entre as 10 línguas mais faladas no mundo, com mais de 230 milhões de falantes.

É uma das línguas mais utilizadas da família africana, e a mais falada na África subsaariana.

Comemorado o Dia Mundial do Chocolate registra a introdução do produto na Europa, ainda no século 15.

Entretanto há na história quem diga que foram os Maias e os Astecas os pioneiros no cultivo do cacau, principal matéria-prima do chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário