terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

“BALÕES DE ENSAIO” PARA 2022

O cenário político do RN, em termos de viabilidade eleitoral concreta, mostra, de um lado, a candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra e de outro, meros “balões de ensaio”, que são “hipóteses” lançadas, aguardando a repercussão.

Caso não “vinguem”, passam a ser chamadas de boatos.

Federações - Para a eleição de 2022, os prazos eleitorais fatais se aproximam.

A grande novidade é a união de partidos em federações, cujo objetivo será permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país.

Até 6 meses antes da eleição, o prazo para registrá-las.

Eleição majoritária - A legislação continuou a permitir a união de partidos em torno de uma única candidatura nas eleições majoritárias para os cargos de presidente, senador, governador e prefeito.

No caso do ex-presidente Lula, ele não precisa de uma federação entre PT-PSB-PCdoBPV para sua aliança ao centro com Geraldo Alckmin.

Será suficiente coligação na eleição presidencial, com o partido ao qual o ex-governador se filiar.

No RN – A mesma regra aplica-se ao PT-RN. Fátima Bezerra poderá coligar-se ao MDB para indicar Walter Alves seu vice, sem que haja federação.

O PSDB-RN poderia lançar o deputado Ezequiel Ferreira para o governo e coligar-se com o PDT para inclusão de Carlos Eduardo para o senado.

Deputados – A lógica política recomenda a constituição de federações, que abrangeria as eleições majoritárias e as proporcionais.

A dificuldade vem sendo o caráter permanente delas (4 anos, no mínimo).

Diferentemente, as alianças firmadas nas coligações majoritárias valem apenas até a eleição, sendo desfeitas logo em seguida.

Olho aberto

José Torquato – Celebrado o centenário de nascimento do ex-deputado e líder político potiguar Dr. José Torquato.

Iniciou a sua vida pública como prefeito de São Miguel e deu sucessivas demonstrações de espírito público e zelo com a coisa pública.

Um nome honrado  inserido na memória política do RN.

Sol artificial - Cientistas americanos buscam desenvolver o “sol artificial” para produzir fonte de energia eterna.

A fusão nuclear pode ser uma alternativa para a crescente demanda por energia segura, eficiente e limpa.

Prefeitura de Natal – Tem sido excelente o desempenho da Prefeitura de Natal na vacinação em massa da população, inclusive crianças.

Robô – Realizou-se em porcos a primeira cirurgia laparoscópica sem mão humana.

Um robô alcançou resultados significativamente melhores do que seres humanos, no mesmo procedimento.

A experiência foi na Universidade Johns Hopkins.

Petrobrás - O presidenciável João Doria (PSDB) disse que, caso seja eleito presidente da República, privatizará a Petrobras.

Para quem tem 2% de preferência de votos, uma declaração infeliz.

Impossível – Se a Petrobras fosse privatizada, o novo proprietário não poderia enfrentar o preço na bomba. Permaneceriam os mesmos obstáculos o valor internacional do barril, cotação do dólar e os impostos estaduais e federais. Não seria solução.

Desafios – O STF enfrentará o julgamento de temas fundamentais para as próximas eleições: detalhes das federações partidárias, o tempo de inelegibilidade na Lei da Ficha Limpa e o fundão eleitoral.

Rejeição ao MDB I – Em entrevista à rádio Liberal, do Pará, Lula atribuiu os problemas econômicos que o país enfrentou no governo Dilma Rousseff ao processo de impeachment liderado pelo MDB.

“O golpe dado pelo Temer destruiu o país”, diz o ex-presidente.

Rejeição ao MDB II – Vê-se que o MDB é um aliado indesejado pelo PT., em nível nacional

Mesmo aproximando-se, dificilmente terá assento num eventual governo de Lula.

Será que e

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário