sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Dia da Consciência Negra 20/11 // Em 10 anos foram mortas 107.670 crianças; 76% eram negras

 

(Foto: Visão Mundial)

Feriado em centenas de municípios, o Dia da Consciência Negra é comemorado no próximo sábado (20/11), sem muitos motivos para comemorar. Ainda que avanços tenham sido feitos no campo social, em especial com a adoção das cotas nas universidades e nas empresas públicas, assim como outras políticas de ação afirmativa, o negro ainda é a maior vítima da violência no Brasil.


Levantamento realizado recentemente pela Visão Mundial mostrou que de 2009 a 2019 foram mortas 107.670 crianças e adolescentes em todo o território nacional, vítimas de homicídio. Desse total de assassinatos, 76% foram de crianças e jovens negros


Esta proporção vem crescendo no decorrer do tempo: em 2009, negros e negras eram 71% das vítimas enquanto dez anos depois passaram a ser 81%, ao passo que a proporção de vítimas brancas tem sido reduzida: em 2009 eram 23% e, em 2019, passaram a ser 17% dos mortos.


Para comentar os dados relacionados à Pesquisa Homicídios na Infância e Adolescência no Brasil (2009 a 2019), assim como outros tópicos relacionados ao Dia da Consciência Negra, os porta-vozes da Visão Mundial estão à disposição.


Reginaldo Silvaespecialista em gestão de Políticas Públicas e coordenador de Advocacy da ONG Visão Mundial;


Welinton Pereira, mestre em Direitos Humanos e Cidadania, diretor de Advocacy e Relações Institucionais da ONG Visão Mundial e membro da primeira Comissão Nacional de acompanhamento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.


Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.

 
 
 
 
 

Informações para a imprensa

Agência GIA

Giovanna Leopoldi – 11 96312-2030 (giovanna@agenciagia.com)

Renato Pereira - 11 99996-6388

(renato@agenciagia.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário