| Novembro traz dois dos eventos de e-commerce mais importantes do ano: a Black Friday (26/11) e a Cyber Monday (29/11). A projeção é que as vendas da próxima Cyber Monday superem as da edição de 2020, quando foi registrado um faturamento de mais de R$ 700 milhões, um aumento de mais de 41% na comparação com a edição anterior.
Para as PMEs que ainda não planejaram uma estratégia para estas datas, ainda há tempo e a another, agência de comunicação regional independente, tem algumas dicas para ter maior êxito nas vendas neste período.
A primeira coisa é entender que o e-commerce chegou para ficar. "Se 2020 nos deixou algo, foi uma mudança nos hábitos de consumo, em que grande parte da população 'aprendeu' a comprar online e outra parte consolidou a prática como preferência. Para os varejistas, o ano passado trouxe mais lojas virtuais, maior adaptação aos canais de venda alternativos e, sobretudo, a possibilidade de se alcançar um número maior de potenciais compradores, graças à divulgação proporcionada pelas redes sociais", explica Mariana Carreón, Diretora de Estratégia da another.
Nesta linha, "usar palavras-chave como 'desconto', 'promoção' e 'oferta' é fundamental, pois serão os conceitos mais pesquisados nesta data de furor digital", reforça Carreón.
Como se preparar para estas datas? - Personalize a loja virtual com banners que chamem atenção para as ofertas de Black Friday e Cyber Monday.
- Contemple uma categoria especial para os dias em que os descontos estarão ativos, onde todos os produtos alcançados estão localizados. Isto irá melhorar a experiência de compra para os usuários.
- Coloque fotos dos produtos em alta qualidade, que darão a impressão de maior profissionalismo. Procure fazer as imagens em diversos ângulos.
- Coloque a descrição completa nos produtos, a fim de otimizar o tempo para o potencial cliente, o que também dá a sensação de que o tempo do usuário é valorizado.
- Coloque em destaque a oferta na foto do produto e programe descontos em números redondos.
- Detalhe os métodos de envio e o tempo de entrega para poder gerenciar as expectativas dos consumidores. Isto é fundamental, pois nestas datas os volumes de vendas se multiplicam e os tempos de entrega podem ser afetados. A isto some o planejamento das remessas e a importância de se ter alternativas no radar para qualquer eventualidade.
- Carregue todo o estoque disponível na loja virtual para aproveitar o aumento de tráfego para o site.
- Responda a todas as perguntas que chegarem para oferecer um serviço diferenciado.
- Considere habilitar diferentes canais de vendas, como, Facebook Market, Instagram Shopping e WhatsApp Business.
- Planeje a estratégia de marketing.
- Aproveite os dias posteriores aos eventos.
"O planejamento da estratégia de marketing é essencial para alcançar o maior número possível de pessoas, não apenas nestas datas, a fim de retê-las e gerar novos clientes. Ter esta estratégia abrangente garantirá que a marca esteja presente durante todo o ano e aumente sua projeção nestes eventos digitais", diz Mariana Carreón.
Planejamento da estratégia de marketing: - Oferecer descontos e saber como comunicar, utilizando elementos como GIFs, vídeos, reels e outros conteúdos originais que atraiam os usuários.
- Oferecer cupons e descontos para futuras compras.
- Investir em publicidade online e em redes sociais, utilizando palavras-chave e direcionando estas ações a um público bem segmentado, a fim de aproveitar ao máximo o investimento realizado.
- Realizar campanhas de e-mail marketing, criando desta forma um contato direto com o cliente.
Neste tipo de eventos o importante é o planejamento. Ter em mente como alcançar o cliente é fundamental para obter êxito na campanha e poder fidelizar a maior quantidade de consumidores para, assim, expandir a experiência do produto oferecido. | SOBRE A ANOTHER
Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: beleza, consumo, corporativo, entretenimento, luxo, tecnologia e turismo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, República Dominicana, Bolívia, Canadá, Paraguai, Uruguai e Europa.
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