quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Governança Corporativa e Captação de Recursos são temas de cursos para o setor filantrópico

 

Fonif, Semesp, IBGC e ANEC se unem para oferecer programas de formação aos profissionais do terceiro setor

 

As instituições filantrópicas desempenham um papel fundamental para viabilizar o acesso de milhões de brasileiros a serviços de saúde, educação e assistência social. A operação do segmento é bastante ampla, com mais de 11 mil entidades em atuação em todo o país, que empregam 2,3 milhões de pessoas. Apesar de sua natureza heterogênea e diferentes padrões de gestão, orçamento e governança, todas as entidades precisam manter suas equipes atualizadas e capacitadas para lidar com os complexos processos regulatórios e de prestação de contas a que são submetidas.

 

A partir desta demanda, as Universidades Corporativas do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) e do Semesp, em conjunto com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) desenvolveram os programas online de formação em “Fundraising – Captação de Recursos para Organizações sem fins de lucro e filantrópicas” e “Governança Corporativa em Organizações Sem Fins Lucrativos”, este também em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Os cursos serão 100% online, em formato interativo e com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom.

 

Programas exclusivos com cases do setor filantrópico

 

O primeiro programa online sobre Fundraising – Captação de Recursos para Organizações sem fins de lucro e filantrópicas é destinado a presidentes, diretores e gestores das áreas de Captação de Recursos ou Desenvolvimento, assim como voluntários e profissionais das áreas educação, saúde e assistência social. A temática é fundamental para o setor, pois as instituições dependem do apoio da sociedade para ampliar o alcance dos serviços e atender mais pessoas que precisam.

 

O programa tem carga horária de 16 horas, dividido em quatro encontros semanais, nos dias 24, 26 e 31 de agosto e 2 de setembro de 2021, das 17h às 20h. Os temas das aulas abrangem a definição de fundraising; direitos do doador, planejamento para uma captação de recursos bem-sucedida; programa de desenvolvimento integrado; potenciais doadores de grandes doações e como criar uma área de fundraising dentro da organização.

 

Em sua segunda turma, o curso de Governança Corporativa em Organizações Sem Fins Lucrativos é destinado a gestores e mantenedores de instituições filantrópicas nas áreas educação, saúde e assistência social. Além do Semesp, Fonif e Anec, o programa conta ainda com a chancela do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). 

 

A carga horária é de 36 horas, dividido em nove encontros semanais, de 1 de setembro a 27 de outubro de 2021, sempre às quartas-feiras, das 17h às 20h.

 

O conteúdo programático envolve características das entidades sem fins lucrativos e princípios de governança; conselho de administração e gestão, papéis e responsabilidade dos gestores; função controle e instrumentos na governança; cases de boas práticas em instituições filantrópicas; regime tributário das organizações sem fins lucrativos; gestão de riscos e compliance; captação de recursos (fundraising) e análise de práticas de governança em instituições filantrópicas

 

As inscrições e matrículas podem ser feitas diretamente no site do Semesp: https://www.semesp.org.br/uc/programas/

 

 

Sobre o FONIF

 

O FONIF - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa "A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil", desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 2016 e auditada pela Audisa, com uma nova versão lançada em 2019. O estudo aponta que, para cada R$1,00 oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$7,39 em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda, que o setor já realizou mais de 260 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, possui mais de 2,4 milhões de alunos matriculados e 725 mil bolsas de estudo no Ensino Superior e Básico e são mais de 3,6 milhões de vagas de serviços essenciais de proteção social. Além disso, o setor emprega cerca de 2,3 milhões de pessoas. Outra conquista do FONIF, foi a instituição no calendário nacional do Dia Nacional da Filantropia, comemorada em 20 de outubro. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade:  www.fonif.org.br.

Equipe de Comunicação Fonif

Daniela Ribeiro / Jéssica Almeida

Tel: +55 11 99664-3441

Email: imprensa@fonif.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário