segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

BANCADA FEMININA DO SENADO SE DIVIDE ENTRE TEBET E PACHECO; POTIGUAR ZENAIDE MAIA AINDA NÃO DECLAROU VOTO

 



Parte da bancada feminina da Casa –  Foto: Jonas Pereira / Agência Senado / 


Por Estadão Conteúdo

Metade das 12 senadoras do País declararam voto em Simone Tebet (MDB-MS) para a presidência do Senado, de acordo com o placar da disputa publicado pelo Estadão. Os votos vêm de parlamentares de quatro partidos diferentes, da esquerda à direita, como Leila Barros (PSB-DF) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), e podem ser essenciais para eleger a primeira mulher como presidente da Casa e, consequentemente, do Congresso Nacional.

Além de seu próprio voto, a candidatura de Simone tem o suporte de Eliziane Gama (Cidadania-MA), Rose de Freitas (MDB-ES) e Nilda Gondim (MDB-PB). Com exceção do PSDB, que não se posicionou oficialmente na disputa, os demais apoios são esperados em função dos acordos firmados com os partidos representados pelas senadoras.

Principal adversário da emedebista, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) também busca o voto feminino e já soma quatro declarados – contando com a preferência das senadoras do PP, Katia Abreu (TO), Daniella Ribeiro (PB) e Mailza Gomes (PP) -, e de sua correligionária Maria do Carmo (SE).

Duas senadoras preferiram não revelar seu voto. São elas: Zenaide Maia (PROS-RN) e Soraya Thronicke (PSL-MS).

Apesar da vantagem de Simone entre as mulheres, contando o voto da própria candidata, analistas ouvidos pelo Estadão afirmam que, ao menos até agora, o gênero não faz diferença na hora da urna.

No placar geral publicado pelo Estadão, Pacheco está à frente de Simone em votos declarados. Ele tem 32, ela soma 27. 
BLOG LUCIANO VALE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário