O papel dos pais é muito importante para ajudar a criança a desenvolver sua concentração e foco, principalmente nas rotinas do dia a dia. A sua construção é individual e deve ser mediada de acordo com a competência momentânea de cada um. “Começar com o estímulo, desde os primeiros anos da infância, ajuda a ampliar naturalmente a capacidade do fazer por si e autorregulação para usufruir com prazer da sua concentração”, comenta Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil e especialista em educação do Kumon.

 

As famílias podem estimular, diariamente, momentos de quietude e atenção ampliando gradativamente este tempo, com atividades regulares e rotineiras para que a criança possa perceber a sua aptidão de execução das tarefas e com o exercício diário.

 

Junto com a criança, crie uma rotina com horários definidos para brincar, estudar, ver TV, almoçar, ler etc. Organizar bem o tempo ajuda a proporcionar mais segurança e foco na atividade proposta.

 

“Ao final do dia, crie o hábito de checar as tarefas para o dia seguinte e organize o material necessário para fazê-lo com tranquilidade e quietude, evitando a inquietação para organizar atividades com atraso ou de última hora”, diz Cristhiane que ainda acrescenta “nos estudos, a dica é evitar a exposição demasiada de equipamentos eletrônicos com excesso de luminosidade e barulhos, e se possível, deixar o ambiente com poucos estímulos visuais que possam tirar a atenção do estudante”

 

Confira mais algumas dicas de como ajudar a estimular a concentração em atividades do dia a dia:

Convide seu filho para ajudar na cozinha ou nos deveres da casa. Além de se sentir incluída, a criança terá um momento em família do qual não se esquecerá.

 

Proponha atividades iniciais com um tempo mais curto, como por exemplo, colorir uma pequena figura, inicialmente com um tempo de até 10 minutos e aos poucos ampliar gradativamente a complexidade das pinturas com a ampliação do tempo para 15 minutos até que a criança consiga iniciar e finalizar a atividade sozinha por 30 minutos, por exemplo.

 

Evite oferecer tablets, celulares ou TV nos horários das refeições, pois é necessário proporcionar a oportunidade para a criança realizar uma atividade por vez, com foco e atenção.

 

Estimule a concentração para a leitura diária com metas para o tempo e número de folhas. Porém, evite a atividade deitado e próximo à hora de dormir, pois a concentração demanda desenvolver uma postura corporal que priorize a atenção.

A rotina de estudos pelo método Kumon favorece o desenvolvimento da concentração de forma leve, com apenas meia hora por dia é possível chegar a resultados impressionantes. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.

 

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece aulas de matemática, português (para nativos), inglês e japonês, para crianças de todas as idades.