domingo, 16 de fevereiro de 2025

Sudene oferece treinamentos gratuitos para profissionais e donos de empresas de confecções do Rio Grande do Norte



Aulas serão oferecidas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e buscam melhorar os processos produtivos e construir novas oportunidades de mercado

Objetivo é aperfeiçoar os processo produtivos, tornando a indústria de confecções e têxtil do Nordeste mais competitiva. Foto: Depositphotos.com.


De olho nas oportunidades que o avanço da tecnologia oferece para melhorar a qualidade dos produtos e ampliar vendas, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) abriu vagas para treinamentos direcionados a profissionais e donos de empresas que atuam nos ramos de confecções e têxtil no Rio Grande do Norte. As aulas são gratuitas e buscam atualizar os participantes com conhecimentos para compreensão das tendências da chamada Indústria 4.0. A segunda turma deve oferecer até 50 vagas e está com inscrições abertas através do link https://forms.gle/oMr6Y2faqAwAzrq88, com previsão de início das aulas em março.


A grade curricular está dividida em oito módulos desenvolvidos especificamente para atender as demandas do setor. Os participantes terão aulas de temas como gerenciamento de projetos, marketing digital, automação da produção e coleta e análise de dados. Os assuntos foram propostos com base em estudos que levantaram o atual estágio destas empresas com relação às práticas de produção, tecnologia utilizada, atuação no mercado, entre outros. A iniciativa faz parte do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina, uma iniciativa da Sudene em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


"Esta é uma oportunidade importante para aumentarmos a competitividade da indústria nordestina têxtil e de confecções. Este é um mercado aquecido, com espaço para crescer ainda mais no Rio Grande do Norte, mesmo diante da concorrência. Queremos ampliar esta competência para que os empresários locais conquistem um mercado ainda maior e os trabalhadores ampliem suas habilidades", comentou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.


As aulas ocorrerão no Instituto Metrópole Digital (IMD), vinculado à UFRN. A carga horária é de 100h, distribuídas em três meses de qualificação. Durante os treinamentos, os alunos serão encorajados a desenvolver projetos que resolvam um problema prático existente nas empresas participantes, promovendo, desta maneira, a digitalização de processos nestes empreendimentos.


"Os treinamentos têm como grande diferencial o fato de atuar em todas as dimensões da empresa envolvendo gestão, logística, produção e marketing, atendendo os requisitos da indústria 4.0. São temáticas tratadas de forma específica para um setor que é tão pujante no Nordeste", explicou o professor da URFN e coordenador do projeto no estado, Anderson Cruz.


O projeto como um todo terá duração de 24 meses e contará com investimento de R$ 734 mil pela Sudene, sendo replicado também nos estados da Paraíba e Pernambuco. A iniciativa tem relação com os principais instrumentos nacionais para promover o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, como a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) - proposto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional - e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário